Um bombeiro de folga e sem uniforme baleou um homem de 25 anos que pulou a catraca do metrô da Estação da Luz, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (17).
Pessoas que acompanharam o ocorrido registraram o agente imobilizando o rapaz no chão. O vídeo mostra o homem ensanguentado no chão enquanto o bombeiro pede ajuda aos funcionários do metrô. Alguns passageiros protestaram contra a abordagem do oficial, incluindo uma amiga da vítima.
De acordo com testemunhas ouvidas pela TV Globo, o bombeiro abordou o homem após ele não ter pago o valor da sua passagem – prática comum naquela estação por causa da falta de controle generalizada. Os dois discutiram, e o agente atirou nas pernas do rapaz com a sua arma.
O tiro foi grave, desencadeando um sangramento intenso. Os seguranças do metrô chamaram uma ambulância para o rapaz, que foi acompanhado pelo bombeiro que atirou nele. O jovem segue internado na Santa Casa de Misericórdia, onde precisará ser operado.
acabei de ver uma notícia de um cara que foi baleado por um bombeiro (q estava de folga) por pular a catraca do metro. O cara levou um TIRO por pular uma catraca de transporte público…
— garota dos anos80 🏳️🌈⃤ (@cristabosta) April 18, 2024
Versão da SSP sobre o bombeiro
“Na ocasião, agentes de segurança do Metrô foram acionados para verificar uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Foi constatado que um bombeiro militar havia passado a catraca, quando flagrou o homem de 25 anos, passando sem pagar a passagem. O bombeiro pediu para que ele voltasse e pagasse a passagem, momento em que o homem avançou contra o bombeiro. O policial tentou afastá-lo, mas o homem continuou avançando. O policial interveio e o homem foi atingido na perna. Ele foi prontamente socorrido ao Hospital Santa Casa”, explica o texto.
Ainda segundo a SSP, o caso gerou um Boletim de Ocorrência e será investigado pela Delegacia do Metropolitano (Delpom).