Um homem de 58 anos morreu durante uma prova de triatlo em São Luís, capital do Maranhão, na manhã deste domingo (9). O dentista Fernando Ahid participava da prova de natação sprint quando começou a passar mal.
Segundo a Federação Maranhense de Triathlon (Fematri), a organizadora do evento, um caiaque que acompanha aos atletas atendeu e prestou os primeiros socorros a Ahid. O atleta chegou a ser colocado numa ambulância que o levaria para um hospital, mas morreu no caminho.
Ahid participava da categoria mais leve disputada no triatlo, que envolvia 750 metros numa prova de natação, 20 km de ciclismo e mais 5 km de corrida.
Como dentista, o homem já trabalhava há 26 anos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em nota, o departamento de odontologia da instituição manifestou o seu pesar: “Sem palavras e consternados pela perda súbita, rogamos ao nosso Bom Deus que conforte o coração de cada um dos familiares e amigos nesse momento de tanta dor“.
Já a Fematri divulgou um comunicado também lamentando o ocorrido. “Toda solidariedade e apoio à família estão sendo prestados tanto pelos organizadores quanto pelos participantes“, escreve a Federação. O texto também informou que o homem foi atendido ainda na água por um caiaque e colocado numa ambulância que já estava no local a disposição do evento esportivo.
Em suas redes sociais, Ahid compartilhava sua rotina de esportes. Ele praticava nado, corria, era ciclista e andava de caiaque. A causa de sua morte ainda não foi informada. Ele deixou para trás esposa e dois filhos.