Uma lagoa surgiu na faixa de areia alargada há 11 meses na Praia Central de Balneário Camboriú-SC. A água se concentrou na região da Barra Sul, mesmo local onde há duas semanas um “degrau” se formou.
Imagens da água acumulada na Barra Sul repercutiram nas redes sociais e foram captadas também pelas câmeras da prefeitura instaladas na praia. A lagoa ocorre em dias de ressaca do mar, durante períodos mais frios, e faz parte do processo de estabilização da praia.
Segundo o engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, Toni Fausto Frainer, é normal que ocorram esses fenômenos nestes tipos de obras. Após o alargamento, é necessário este período de conformidade. “Dependemos da natureza para a praia entrar em equilíbrio após eventos com energia de ondas mais intensas [ressaca]“, explicou.
O local passou por uma megaobra de alargamento durante quase todo o último ano. Durante meses, a faixa ficou interditada para a realização dos trabalhos. Com o fim da obra, a largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros.