Já estava previsto

Areia forma degrau em Balneário Camboriú após alargamento

Prefeitura da cidade já estuda aplicação de outro tipo de estruturas para impedir que outros degraus se formem.

Acidente tem queda de até 1,7 metro. (Reprodução/Redes sociais)

Moradores de Balneário Camboriú foram surpreendidos com o surgimento de um “degrau” na praia Central nesta quinta-feira (20). O fenômeno aconteceu 10 meses depois do alargamento feito pela prefeitura.

Publicidade

A “estrutura”, que tem 150 metros de extensão e uma altura máxima de 1,7 metro, é formalmente denominada de escarpa pelos especialistas e se trata de um processo natural. Esse tipo de degrau se forma com o impacto de ondas mais fortes na orla.

De acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, a escarpa foi resultado de duas ressacas seguidas que atingiram a praia e já estava prevista pelos projetos de restauração e extensão da orla.

O projeto de alargamento e extensão da praia Central era debatido desde 1990, mas só se tornou realidade em dezembro de 2021. Foram 2,2 milhões de metros cúbicos de areia despejados para aumentar a faixa de 25 para 70 metros. As obras foram feitas para impedir que ressacas alagassem a avenida principal da cidade e aumentar o tempo de luz na praia, que estava muito encurtados pelos prédios construídos na beira da orla.

Publicidade

Em nota, a prefeitura afirmou estar contratando um projeto de “geotubos” para evitar que essas escarpas continuem se formando. Se tratam de grandes bolsas de contenção preenchidas com areia que serão utilizadas para proteger a orla de ondas mais fortes.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.