Um jato russo caiu sobre uma residência na Sibéria neste domingo (23), matando os dois pilotos. Segundo o governador da região, Igor Kobzev, os moradores saíram ilesos.
“Um avião da categoria Su atingiu um imóvel de dois andares em Irkutsk, na rua Przhevalskogo“, informou Kobzev pelo Telegram. As informações são de que o jato, do modelo Su-30, estava fazendo um voo teste na hora do acidente. Filmagens mostram o local do acidente transformado num incêndio com as equipes de bombeiros e resgate já no local.
BREAKING: #BNNRussia Reports
A Russian military plane crashed into a residential area in southern Siberia, according to local authorities.
According to regional governor Igor Kobzev’s Telegram post, the Sukhoi Su-30 fighter plane landed on a two-story house in Irkutsk. pic.twitter.com/ZXhqoFHXiy
— Gurbaksh Singh Chahal (@gchahal) October 23, 2022
O caso acontece 5 dias após um incidente semelhante com um Su-34 ter acontecido em Yeysk, no lado ocidental da Rússia. Naquela ocasião, o jato, que também fazia um voo de teste, sofreu um incêndio no ar e caiu atingindo um prédio residencial. Os pilotos ejetaram a tempo, mas 15 pessoas morreram.
O Comitê de Investigação da Rússia, que investiga grandes crimes, disse em comunicado que já está apurando o acontecido, que chamou de uma “violação das regras de segurança e operação do transporte aéreo“.
De acordo com o site EuroNews, Irkutsk, a cidade onde ocorreu o acidente, é um importante polo industrial na Sibéria com mais de 600 mil habitantes e abriga uma fábrica de aviões que produz os jatos Su-30. O modelos se trata de um caça supersônico de dois lugares lançado em 1992.