Agências de notícias relataram que um jato militar atingiu um prédio residencial na cidade de Yeysk, na antiga fronteira entre a Rússia e Ucrânia antes da anexação dos territórios por Vladimir Putin. As autoridades locais lançaram uma investigação criminal sobre o caso.
A aeronave foi identificada como um SU-34, de velocidade supersônica, uma parte fundamental do arsenal russo. Segundo o pronunciamento militar obtido pela Al Jazeera, o motivo do acidente foi um incêndio nas turbinas durante a decolagem para a realização de um voo de treino.
Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o jato passa pelo céu da cidade e explode no ar. Outras filmagens, feitas com celulares, mostra o prédio em chamas após o impacto.
Security camera footage of the Russian Su-34 fighter jet crash in Yeysk, Russia. pic.twitter.com/NeAx66nYrG
— Clash Report (@clashreport) October 17, 2022
Até o momento, se sabe que 4 pessoas morreram no incidente, outras 19 estão feridas. De acordo com a Al Jazeera, o ministério da defesa da Rússia observou que os tripulantes do jato conseguiram se ejetar antes da queda.
O Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, foi avisado imediatamente sobre a queda e ordenou que membros da equipe do ministério da saúde, serviços de emergência e que o governador local se dirigissem imediatamente ao local do acidente.