PESQUISA ELEITORAL

Pesquisa Ipec: Lula lidera com 50% e Bolsonaro vai atrás com 43%

Indecisos e votos brancos somam 7%, de acordo com a pesquisa, sendo 5% dos nulos e 2% dos que não responderam.

lula-e-bolsonaro-aumentam-numero-de-seguidores-nas-redes
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) (Crédito: Buda Mendes/Getty Images e Andressa Anholete/Getty Images)

A pesquisa Ipec do segundo turno foi divulgada nesta segunda-feira (17) e mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de votos totais, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece com 43%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

Entre os votos válidos, quando se exclui os votos brancos, nulos e de indecisos, o levantamento apontou que Lula tem 54% e Bolsonaro conseguiu 46%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No âmbito da intenção de votos espontâneos, quando os pesquisadores apenas perguntam em quem o entrevistado irá votar de forma solta, a apuração do Ipec mostra Lula com 48% e Bolsonaro com 42%.

Entre este sábado (15) e a segunda-feira (17), a pesquisa Ipec ouviu 3.008 pessoas de 184 municípios do país e tem um índice de confiança de 95% de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi registrado no Tribunal com o número BR-02707/2022.

No primeiro turno das eleições 2022, Lula recebeu 57,2 milhões de votos, o que representa uma porcentagem de 48,4% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro ganhou 51,07 milhões de votos, ou 43,2% dos votos válidos. O segundo turno está marcado para acontecer no dia 30 de outubro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.