Um ano após o acidente no set que matou Halyna Hutchins, o diretor Alec Baldwin, que dirigia a cena e empunhava a arma que matou Halyna, postou uma homenagem para a diretora de fotografia em seu Instagram. “Um ano atrás hoje”, escreveu.
A tragédia aconteceu no dia 21 de outubro de 2021, para as gravações do filme Rust. Na hora, Baldwin atuava numa cena em que ele atirava com um revólver, mas a arma disparou inesperadamente e atingiu Halyna. O tiro atravessou a fotógrafa e atingiu ainda Joel Souza, assistente na direção. Halyna foi socorrida e levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos.
Ver essa foto no Instagram
O FBI lançou investigações sobre o caso, mas até o momento não aponta nenhum responsável pela morte. Em entrevista para a NBC, os advogados de Baldwin deram a versão de que havia uma munição real dentro da caixa de balas de festim, que acabou sendo carregada dentro do revólver antes dele ser usado no set.
“Eu acho que não dá para culpar alguém a essa altura porque nós sabemos alguns fatos: Nós sabemos que havia uma munição viva dentro da caixa de balas de festim que não deveria estar ali, pelo menos uma munição viva. Nós tivemos pessoas que deixaram o set, que saíram porque estavam insatisfeitos. Nós temos um período de tempo entre as onze e uma horas em que as armas ficaram sem supervisão“, contou Baldwin.
Já à CNN, o diretor chamou a morte de Halyna de “evitável” e disse relembrar o caso todos os dias em arrependimento.