Ilha de Paquetá

Naufrágio na Baía de Guanabara: 6 pessoas morreram e buscas continuam

A Marinha informou que um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente.

Naufrágio na Baía de Guanabara 3 pessoas morreram e buscas continuam
Até o momento cinco pessoas permanecem desaparecidas (Crédito: Divulgação)

O naufrágio de uma traineira, uma pequena embarcação de pesca, com 14 pessoas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, já conta com seis pessoas mortas. Segundo o g1, até o momento seis vítimas foram resgatadas com vida e outras duas permanecem desaparecidas.

Publicidade

Nesta segunda-feira (06), os bombeiros iniciaram o segundo dia de buscas. Um cachorro também foi encontrado morto no interior da embarcação, de acordo com o g1.

Os corpos resgatados até o momento, foram encaminhados para o Grupamento Marítimo (G-Mar) de Botafogo, na Zona Sul do Rio. A traineira virou de cabeça para baixo dentro da água quando uma tempestade atingiu a região. Um grupo de amigos e familiares realizava um passeio no entorno da Ilha de Paquetá, neste domingo (05).

Segundo a Agência Brasil, a Marinha informou que um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente.

O g1 recebeu notas sobre o acidente do Corpo de Bombeiros e da Marinha. Leia na íntegra:

Publicidade

CORPO DE BOMBEIROS

“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado, na tarde deste domingo (05.02), para um naufrágio na Baía de Guanabara, próximo à Ilha de Paquetá. Segundo relatos atualizados, havia 14 pessoas a bordo da embarcação. Seis vítimas foram resgatadas por terceiros, receberam os primeiros socorros do CBMERJ e foram encaminhadas para o CER da Ilha do Governador: 2 mulheres, 2 homens e 2 crianças do sexo masculino. Oito pessoas seguem desaparecidas: 1 criança e um adolescente do sexo masculino e seis adultos, sendo 3 homens e 3 mulheres. Guarda-vidas e mergulhadores da corporação atuam nas buscas, com apoio de lanchas, motos aquáticas, botes e aeronaves. A operação seguirá ininterruptamente.”

MARINHA DO BRASIL

“A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) tomou conhecimento, na tarde de domingo (05), da ocorrência de um emborcamento de uma traineira na altura da Ilha do Governador (RJ).

Ressalta-se que a CPRJ enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local para averiguações tão logo teve ciência do ocorrido. A embarcação contava com 12 tripulantes, 6 deles devidamente resgatados até o momento. As buscas pelos demais estão sendo realizadas tanto pela Marinha do Brasil quanto pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Insta salientar que não foi verificado indício de poluição hídrica no local.

Publicidade

A CPRJ esclarece, também, que um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de ocorrências análogas no futuro. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.”

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.