Ícone do site

Presidente da Enel pede demissão do cargo

Published 23/11/2023
enel-demissao

(Crédito: Reprodução)

O presidente da Enel, Nicola Cotugno, pediu demissão nesta quinta-feira (23). A informação é do jornalista Pedro Venceslau, da CNN.A Enel confirmou que seu novo presidente no Brasil será Antonio Scala, executivo com 18 anos de trajetória na Enel.

Segundo nota da empresa, Nicola que foi presidente por cinco anos da Enel vai se aposentar.

“A saída de Cotugno foi definida em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil em outubro. Para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências, o executivo prorrogou a sua saída para 22 de novembro. Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina”, diz nota.

Entenda a crise

No dia 4 novembro, mais de 2 milhões de clientes da Enel ficaram sem energia em São Paulo devido à tempestade do dia anterior. A Enel  tinha se comprometido a retomar o fornecimento no dia 7, mas não cumpriu o prazo. Apenas depois de cinco dias é que a concessionária informou que a energia elétrica tinha sido restabelecida para 99,99% dos clientes.

Daí por diante, a situação de Nicola ficou insustentável já que ele passou a ser cobrado em diversas instâncias pela atuação da concessionária. A falta de ação e de respostas à população diante do prejuízo de milhares de consumidores gerou críticas ao executivo e investigações em âmbito municipal, estadual e federal.

 * Reportagem em atualização

Sair da versão mobile