roubo de dados

Suposta ‘ameaça’: computadores do Planalto são apagados

A Secretaria-Geral da Presidência, afirma que a ameaça foi detectada em 1º de novembro.

pálacio-do-planalto
Palácio do Planalto – Créditos: Andressa Anholete/Getty Images

A Presidência da República emitiu uma nota após ser divulgado uma ameaça, que teria levado o setor de informática a formatar computadores do Palácio do Planalto.

Publicidade

A nota, assinada pela Secretaria-Geral da Presidência, afirma que o malware foi detectado em “algumas estações de trabalho” no dia 1º de novembro e que foi neutralizado horas depois. Além disso, afirma que não houve comprometimento dos sistemas. No entanto, não indica se arquivos foram perdidos.

Também não diz se a origem da ameaça, causada por meio de um “pishing”, uma técnica usada na internet para roubo de dados confidenciais, será investigada.

“Em 01/11/2022, as ferramentas de segurança que protegem a rede da Presidência da República detectaram a presença de um malware em algumas estações de trabalho, tendo neutralizado suas ações poucos minutos depois. De imediato, a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (ETIR) iniciou as análises para identificar a origem da infecção, tendo identificado que ela ocorreu por meio de phishing. Não houve vazamento de dados, nem comprometimento de sistemas hospedados na rede da Presidência da República.”, diz a nota.

⚠️#Exclusivo: por suposta “ameaça”, computadores do Planalto são apagados

Publicidade

🧶Segue o fio para entender! Reportagem do @rodrigo_rangel pic.twitter.com/eFLGBgHxAT

— Metrópoles (@Metropoles) November 11, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.