O Grupo BMW iniciou oficialmente a produção em série das baterias de alta tensão de sexta geração, conhecidas como Gen 6, na planta industrial de Shenyang, na China, tornando a unidade a terceira de sua nova rede global voltada para essa tecnologia, após as instalações de Debrecen, na Hungria, e de Irlbach-Straßkirchen, na Alemanha. Os componentes fabricados no território asiático serão destinados aos futuros automóveis da linha Neue Klasse produzidos localmente. Em pronunciamento oficial, o diretor de Produção da BMW AG, Raymond Wittmann, declarou que “o início da fabricação na China mostra a velocidade com que a empresa industrializa sua tecnologia mais recente e que isso é um pré-requisito para a ampliação global da Neue Klasse”.
A tecnologia inovadora das baterias da BMW e o conceito avançado
Conforme divulgado pela montadora, as novas células cilíndricas apresentam uma densidade de energia superior a 20% em comparação com a geração anterior, permitindo que a velocidade de recarga e a autonomia alcancem melhorias de até 30%. O avanço estrutural é impulsionado pelo conceito cell-to-pack, no qual as células são integradas diretamente à carcaça da bateria, eliminando os módulos intermediários para otimizar o espaço interno. Além disso, o sistema conta com o Energy Master, uma unidade de controle integrada desenvolvida pela própria marca para gerenciar o fornecimento de energia de maneira eficiente.
A estratégia global de produção e o rigor tecnológico
Adotando a filosofia de fabricação próxima aos centros de montagem de veículos para encurtar distâncias e blindar a cadeia de suprimentos, a empresa planeja iniciar a produção nas unidades de Woodruff, nos Estados Unidos, e de San Luis Potosí, no México, nos próximos meses. O processo fabril emprega tecnologias avançadas como gêmeos digitais, análise inteligente de dados e inteligência artificial para monitorar soldas a laser em tempo real, garantindo o rigor de qualidade exigido em toda a rede global da fabricante alemã.