Peugeot apresentou novo carro para correr nas 24 Horas de LeMans

A marca do leão pretende repetir os sucessos do passado numa pista onde toca em casa. Este novo modelo oferece design inovador e motorização híbrida de alto desempenho

Peugeot apresentou o novo carro para correr nas 24 Horas de LeMans
(Créditos: Peugeot / Grande Prêmio)

A lendária competição de resistência, Às 24 Horas de LeMans, é uma vitrine muito importante para os terminais que nela participam e uma sala de testes de novas tecnologias para os modelos que nela competem.

Publicidade

A Peugeot é uma das empresas que tem uma longa história nas 24 Horas de LeMans, corrida francesa, e para a edição de 2022 desenvolveu um modelo excepcional, o 9X8.

É um hipercarro de propulsão híbrido que se destaca por um design inovador que, embora não se desvie dos cânones usuais dos modelos que participam da categoria mais alta da competição francesa, apresenta algumas características marcantes. Entre eles, a ausência de um grande spoiler traseiro. A asa traseira apareceu pela primeira vez nas corridas de resistência de Le Mans em 1967 e desde então se tornou o padrão duradouro. Desde 1971, há pouco mais de 50 anos, nenhum carro ganhou sem uma asa traseira.

Além de um tratamento aerodinâmico muito particular em que se destacam protuberâncias e seções ranhuradas nas cavas das rodas e outros setores.

Um detalhe particular é que o Peugeot 9X8 foi o primeiro modelo da marca a usar o novo emblema da cabeça de leão: foi apresentado no início de 2021 antes de aparecer também no 308.

Publicidade

Quanto à cabine, o conceito i-Cockpit é o que foi usado. Quanto ao motor, este novo modelo utiliza um sistema híbrido que combina um motor de combustão interna V6 biturbo de 2,6 litros que entrega 680 cv e está instalado na traseira, com um motor/gerador elétrico de 200 kW (270 cv). parte da frente.

Vale lembrar que a Peugeot já venceu em LeMans com dois carros de gerações diferentes: o 905 com motor V10 a gasolina em 1992 e 1993, e o 908 com motor V12 HDi-FAP em 2009. Agora, com a tecnologia utilizada em o 9X8, marca o início de uma nova era.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade