RAM desenvolverá o 1200, uma picape média

Uma novo caminhonete vai pousar na América do Sul e será fabricada em Pernambuco. Protótipos chegarão às ruas em breve

RAM desenvolverá o 1200, uma picape média
(Crédito: Divulgação/ RAM)

A RAM está se preparando para levar o golpe e desenvolverá o 1200, uma picape de médio porte totalmente envolvida em um segmento quente, onde muitas marcas lutam pelo primeiro lugar. Na última vez, falou-se da possibilidade de um projeto para “reviver” os momentos de glória que teve com Dakota (em tempos em que a RAM era um modelo Dodge).

Publicidade

Aparentemente, o projeto estaria nos trilhos e, conforme revelado pela Autos Segredos, a picape média começaria a ser produzida no Brasil em breve.

Conhecido como Projeto 291, o relatório revelou que será chamado de 1200 e será montado em uma plataforma monocoque chamada Small Wide, a mesma do Commander, Toro, Compass e Renegade, embora no caso do caminhão seja mais longo e mais amplo.

Tudo indicava que após os lançamentos do Jeep Commander e Compass, do Fiat Toro, e da próxima apresentação do restyling do Jeep Renegade, a Stellantis teria rédea solta para se envolver plenamente em um projeto dessa magnitude.

A fábrica brasileira em Pernambuco adicionou os primeiros protótipos da nova RAM à sua linha de montagem. Isso indica que além dos testes internos, as unidades de teste logo teriam que ser vistas nas ruas do Brasil (certamente com extensa camuflagem).

Publicidade

No momento, serão testados dois motores: um Tigershark 2.0 que ultrapassaria os 200 cv, associado a uma transmissão automática de nove marchas. A tração será 4×4. O outro motor será o 2.2 Multijet II turbodiesel com 203 cv e 44,9 kgm de torque. Terá uma caixa automática de nove velocidades e a tração também será integral.

A RAM também está estudando a possibilidade de desenvolver outra picape de médio porte apenas na América do Norte com um quadro de longarinas.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade