O novo BYD King desembarcou nas concessionárias brasileiras no começo de julho de 2024 e já chamou atenção por suas promessas de consumo extremamente eficiente. O sedã híbrido plug-in oferece uma economia de até 44,2 km/l sem utilizar combustível, o que gerou muita curiosidade entre consumidores e especialistas do setor automotivo.
Esses dados foram fornecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), promovido pelo Inmetro. A versão de entrada, BYD King GL, consegue fazer 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada. Já a versão GS, com uma bateria de maior capacidade, alcança 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada. Ambas as versões possuem o selo Conpet de eficiência energética.
Como funciona a eficiência do BYD King
A principal diferença entre as versões GS e GL do BYD King reside na capacidade de suas baterias. A versão GS é equipada com um motor 1.5 e baterias de 18,3 kWh, enquanto o modelo GL conta com um pack de 8,3 kWh. No entanto, é importante notar que os impressionantes 44,2 km/l se referem ao consumo no modo totalmente elétrico.
Quando o veículo utiliza apenas gasolina, os números mudam significativamente. A versão GS oferece 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Isso é algo que os consumidores devem considerar ao avaliar a real eficiência do veículo no dia a dia.
Modo elétrico em relação ao modo gasolina
Os números mais animadores relacionados ao consumo do BYD King são observados quando ele opera em modo 100% elétrico. O Inmetro segue a norma NBR 16567 para avaliar o consumo de carros híbridos, medindo o consumo com a bateria totalmente carregada e ao longo de sua descarga.
Além do consumo energético, o Inmetro também avalia a autonomia dos veículos. A versão GS do BYD King oferece uma autonomia de 80 km e um consumo energético de 0,50 MJ/km. Já a versão GL tem 32 km de autonomia e consome 0,54 MJ/km.
Qual é o consumo real do BYD King?
A metodologia do Inmetro mede os extremos de funcionamento dos veículos híbridos plug-in: modo totalmente elétrico e modo totalmente à combustão. Porém, na prática, esses carros alternam automaticamente entre ambos os modos, além de uma combinação dos dois, conforme as condições de tráfego.
Dessa forma, o consumo real do BYD King é uma média entre os extremos de 16,8 km/l e 44,2 km/l na cidade para a versão GS. Cada motorista deve avaliar essas informações para decidir de forma mais informada se o veículo atende suas necessidades diárias.
Preços e especificações do BYD King
O BYD King está disponível em duas versões: a GL, que custa R$ 175.800, e a GS, que sai por R$ 187.800. Ambas contam com um motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm, além de um motor elétrico que na versão de entrada entrega 180 cv e 32,2 kgfm. Na versão topo de linha, o motor elétrico atinge 197 cv e 33,1 kgfm, resultando em uma potência combinada de 209 e 235 cv, respectivamente.
- Equipamentos de série: Faróis e lanternas em LED, central multimídia de 12,8 polegadas, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, seis airbags e câmera 360°.
- Equipamentos adicionais da versão GS: Banco do passageiro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas e iluminação ambiente.
Com uma combinação de economia de combustível, tecnologia de ponta e conforto, o BYD King se apresenta como uma opção interessante para o mercado brasileiro. Se você está em busca de um sedã híbrido, vale a pena conferir de perto esse lançamento.
Siga a gente no Google Notícias