A paralisação da produção do Volkswagen Voyage parece ser um fato e seu lugar no mercado seria definitivamente ocupado pelo Virtus. Apesar de existirem vários concessionários que já não têm unidades, a marca alemã ainda não confirmou. O mítico Gol deixará de existir quando a montadora descontinuar sua produção.
Há algum tempo no Brasil o sedã havia sido erradicado do catálogo de vendas da empresa e a última unidade foi entregue há algumas semanas, enquanto o hatch sofrerá o mesmo destino nas próximas semanas.
Uma investigação conjunta entre o site brasileiro Autos Segredos e Automotive Business confirmou a situação que afeta o parque automotivo da VW na região, marcando o que vários especialistas dizem ser o fim de uma era.
Ambos os veículos chegaram à região no início da década de 1980 (inicialmente, o Volkswagen Voyage era conhecido como Senda) graças à plataforma BX no país vizinho, permitindo a produção em série desses modelos com o objetivo de abastecer o mercado regional.
Na Argentina, o Gol Trend deixou de ser vendido em 2021 porque não foi possível se adequar à legislação que exige que os carros novos incorporem o controle de estabilidade (ESP). Desde então, o seu lugar foi ocupado pelo Polo Trend, embora a configuração mais econômica da gama esteja prevista para estrear em 2023 e passará a se chamar Polo Track.
A chegada do Virtus Track e da nova geração da picape compacta Saveiro não seria despropositada, porém, por enquanto, a Volkswagen ainda não se manifestou.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.