TECNOLOGIA DO FUTURO

Volkswagen na Europa vai produzir apenas carros elétricos a partir de 2033, diz CEO

Veículo elétrico que a empresa pretende projetar deve custar € 25 mil ou menos.

Grupo VW adotará produção em escala e metodologia de “faça menos, mas faça melhor”. (Reprodução/Redes sociais)

Thomas Schaefer, o CEO do grupo Volkswagen, disse em um comunicado que a empresa vai oferecer apenas carros elétricos para a Europa a partir da próxima década. A decisão está relacionada à novas estratégias de produção.

Publicidade

De acordo com Schaefer, a Volkswagen deve começar em breve a reduzir a quantidade de modelos que oferece no continente e focar nos seus produtos principais para aumentar a margem de lucro até 2025. A redução afetará as marcas Volkswagen, Skoda, SEAT e veículos comerciais do conglomerado.

O novo modelo de produção seguira o pensamento de “faça menos, mas melhor“, como declarou o CEO.

Publicidade

O plano da gigante automobilística é sair da estratégia de montar um modelo por fábrica para adotar um mesmo design básico para vários modelos. Schaefer chamou isso de “pensamento de plataforma” durante sua fala em Berlim. “O foco é um padrão claro em todas as marcas e produção em escala“, concluiu.

A longo prazo, a Volkswagen pretende construir um veículo elétrico básico que custe € 25 mil ou menos para oferecer ao mercado europeu. Para isso, o grupo quer padronizar a química e o formato da bateria utilizada e somar isso com a produção em escala. “A única empresa que pode escalar neste território no momento somos nós”, disse Schaefer sobre o projeto.

A expectativa da empresa, para o âmbito geral, é lançar 10 “e-modelos” até 2026.

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.