Grupo de hackers Anonymous declara guerra cibernética à Rússia

anonymous-declara-guerra-à-rússia
foto: Reprodução

O grupo de hackers Anonymous declarou guerra cibernética à Rússia e derrubou sites do governo de Vladimir Putin, em sinal de protesto contra a invasão da Rússia à Ucrânia. O grupo começou com ataque ao site do canal estatal “Russian Today” e, depois, derrubou páginas do Kremlin e também do Ministério da Defesa russo. No Twitter, o grupo deixou claro que está contra o governo russo.

Publicidade

O Anonymous é um coletivo descentralizado que se formou em meados de 2003. Eles ficaram conhecidos por usarem a máscara de Guy Fawkes, soldado britânico que inspirou o protagonista da história em quadrinhos “V de Vingança”, que depois virou filme.

O grupo começou a ganhar visibilidade em 2010, quando fez uma série de ataques contra empresas americanas e agências governamentais. Na ocasião, dados foram roubados e sites foram tirados do ar.

A primeira aparição do grupo na versão brasileira foi em 2013, durante os protestos que começaram pelo aumento de 20 centavos na passagem de ônibus em São Paulo. Naquele período, mais de 140 páginas no Facebook utilizavam variações como Anonymous Br e Anonymous SP.

Publicidade