A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou neste domingo, 27, que a União Europeia (UE) irá banir voos, impor novas sanções a Belarus e proibir canais de propaganda russos. As medidas são uma retaliação ao governo do presidente Vladimir Putin, após a invasão do território da Ucrânia.
“Primeiro, estamos fechando o espaço aéreo da União Europeia para aeronaves de propriedade russa, registradas na Rússia ou controladas pelo país. Elas não poderão pousar, decolar ou sobrevoar o território da UE. Incluindo os jatos particulares dos oligarcas“, disse.
De acordo com a CNN Brasil, o espaço aéreo da União Europeia estará fechado para a Rússia.
Como segunda medida, a União Europeia pretende propor um novo pacote de sanções a Belarus. Ursula afirma que introduzirá medidas restritivas aos setores mais importantes do país do Leste Europeu, como exportação de minério de ferro, tabaco e aço.
O movimento ocorre um dia após a presidente da Comissão Europeia afirmar que os bancos russos selecionados foram excluídos do sistema global de pagamentos Swift. “Este é um momento decisivo para a nossa União“, disse ela em um comunicado.
E uma terceira medida: Ursula declarou que as estatais russas Today e Sputnik – e suas subsidiárias, “não poderão mais espalhar suas mentiras para justificar a guerra de Putin“.
“Estamos desenvolvendo ferramentas para banir sua desinformação tóxica e prejudicial na Europa“, arrematou a presidente da Comissão Europeia.
Third, we will target the other aggressor in this war, Lukashenko’s regime, with a new package of sanctions, hitting their most important sectors.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 27, 2022
All these measures come on top of the strong package presented yesterday,
agreed by our international partners. pic.twitter.com/ikN99V14zU