O Bolsa Família é um dos mais importantes programas de assistência social do Brasil, oferecendo suporte financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade econômica. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabeleceu que os pagamentos para o ano de 2025 começam no dia 20 de janeiro e ocorrem nos últimos 10 dias úteis de cada mês. No entanto, em dezembro, o cronograma é antecipado para garantir que os beneficiários recebam os valores antes do Natal.
O calendário de janeiro de 2025 distribui os pagamentos conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Este sistema de numeração ajuda a organizar os pagamentos de forma escalonada, evitando excesso de movimentação financeira nos mesmos dias.
Como está organizado o calendário de pagamentos?
O calendário mensal é cuidadosamente planejado para facilitar aos beneficiários o acesso aos recursos. Cada mês segue uma estrutura similar, com exceção de dezembro. Abaixo está o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de janeiro de 2025:
- Final do NIS 1: pagamento em 20 de janeiro
- Final do NIS 2: pagamento em 21 de janeiro
- Final do NIS 3: pagamento em 22 de janeiro
- Final do NIS 4: pagamento em 23 de janeiro
- Final do NIS 5: pagamento em 24 de janeiro
- Final do NIS 6: pagamento em 27 de janeiro
- Final do NIS 7: pagamento em 28 de janeiro
- Final do NIS 8: pagamento em 29 de janeiro
- Final do NIS 9: pagamento em 30 de janeiro
- Final do NIS 0: pagamento em 31 de janeiro
Quem pode receber o Bolsa Família?
Para ser elegível ao Bolsa Família, a família deve ter uma renda mensal per capita de até R$ 218. A renda total da família é somada e dividida pelo número de integrantes para verificar esta condição. Além disso, os beneficiários devem cumprir com algumas contrapartidas sociais, como garantir a frequência escolar das crianças e adolescentes e manter o acompanhamento de saúde, como o pré-natal e a vacinação em dia.
Como se cadastrar no programa?
Os interessados no Bolsa Família devem se registrar no Cadastro Único (CadÚnico), um sistema que reúne informações de famílias de baixa renda para possibilitar sua inclusão em vários programas sociais. O simples registro no CadÚnico não garante automaticamente o recebimento dos benefícios, pois cada programa possui suas regras específicas.
Quais são as opções para sacar o Bolsa Família?
Os valores recebidos pelo Bolsa Família podem ser movimentados através do aplicativo Caixa TEM e do internet banking, eliminando a necessidade de ir fisicamente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Alternativamente, os beneficiários podem usar o cartão do programa para realizar compras em modo débito ou sacar o dinheiro em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Siga a gente no Google Notícias