Recente inovação busca facilitar a vida de muitos segurados do INSS. Um novo sistema automático com a ferramenta INSSJUD foi lançado para agilizar a liberação de benefícios como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, especialmente quando já existe uma decisão judicial favorável ao beneficiário.
Essa melhoria é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que desenvolveram uma ferramenta capaz de atualizar automaticamente o sistema do INSS assim que uma decisão judicial é proferida, iniciando o processo de pagamento sem necessidade de intervenção manual.
Como funciona o sistema automático do INSS?
A ferramenta INSSJUD é projetada para integrar as informações diretamente entre o Judiciário e o INSS. Quando uma decisão judicial é emitida, o sistema recebe automaticamente os dados necessários para processar o pagamento do benefício, minimizando o tempo de espera dos segurados.
Além disso, o processo é inteiramente digital. Isso significa que se elimina a necessidade de documentação física, o que anteriormente poderia atrasar a comunicação e o início dos pagamentos. Com isso, o processo se torna significativamente mais ágil e eficiente.
INSSJUD: Quais são os benefícios desse novo sistema?
Os principais benefícios são:
- Rapidez: O sistema reduz de dias para minutos o tempo de espera para a liberação dos benefícios.
- Eficiência: A comunicação direta entre Judiciário e INSS elimina diversas etapas burocráticas.
- Segurança: O sistema digital minimiza erros humanos e fraudes, garantindo que o beneficiário receba o montante correto.
Quais informações são necessárias para o benefício automático?
Para que o sistema automático funcione adequadamente, certas informações precisam estar claramente definidas na decisão judicial:
- O nome completo do beneficiário.
- O tipo de benefício a ser concedido (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez).
- A data de início do benefício.
- A duração do benefício, caso seja um auxílio-doença.
- O valor da renda mensal inicial do benefício.
INSSJUD : Quais tribunais já estão utilizando essa ferramenta?
A implementação da ferramenta INSSJUD já começou em alguns Tribunais Regionais Federais, incluindo os do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul e Minas Gerais. Outros tribunais estão em fase de adaptação para, em breve, integrar o sistema ao seu fluxo de trabalho.
Como solicitar a aposentadoria especial?
Apesar da automação para alguns benefícios, a solicitação de aposentadorias especiais ainda demanda que o segurado reúna documentos básicos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e extrato do FGTS. Após essa coleta, o candidato pode usar o site ou aplicativo ‘Meu INSS’ para dar início ao processo de solicitação.
Siga a gente no Google Notícias