E-COMMERCE

Vendas do comércio eletrônico na Black Friday crescem 60%

Em contrapartida, o número de pedidos online caiu 25% em relação ao mesmo período de 2021.

vendas-do-comercio-eletronico-na-black-friday-crescem-60
(Crédito: Stuart C. Wilson/ Getty Images)

A receita das vendas por comércio eletrônico durante o fim de semana da Black Friday aumentou 60% em comparação ao mesmo período de 2021. Os dados referentes aos dias 25 a 27 de novembro divulgados na última quinta-feira (8), em São Paulo, são da empresa de inteligência analítica Boa Vista, medidos pelo sistema antifraude Konduto.

Publicidade

Em contrapartida ao crescimento da receita, o número de pedidos no comércio eletrônico caiu 25% na comparação com a Black Friday de 2021. Segundo a Boa Vista, os dados apontam que os consumidores optaram por adquirir menos produtos, mas de maior valor.

Acompanhando a redução do número de pedidos de compra online, as tentativas de fraudes nesta Black Friday também recuaram (-26%) em comparação com 2021. Mesmo assim, a empresa registrou tentativas de fraude que poderiam gerar prejuízo de R$ 71,5 milhões.

Celular

Os dados mostram, ainda, que as compras via celular têm aumentado ano a ano no país. Em 2020, as compras via mobile passaram de 50% do número total de aquisições online. Em 2022, esse número chegou a 74%. E as fraudes também acompanharam: 72% das tentativas de golpe foram originadas desses dispositivos.

Na análise por região, o Sudeste se destacou, registrando 62% das vendas e 59% das tentativas de fraude em todo o Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.