Aulas presenciais serão retomadas em nove estados nesta semana

Sete estados estão com os portões abertos a partir desta segunda-feira (7)

Aulas presenciais serão retomadas em nove estados nesta semana
Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz disse à CNN que defende a volta às aulas de modo presencial (Créditos: Stefano Guidi/Getty Images)

Para o primeiro semestre do ano letivo de 2022, pelo menos nove estados retomam às aulas 100% presenciais nesta semana, de acordo com a CNN. Sete estados estão com os portões abertos a partir desta segunda-feira (7), entre eles estão: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Rondônia e Roraima.

Publicidade

As escolas de tempo integral no Maranhão, também retomaram de forma presencial nesta segunda. As outras, de período parcial, tem a previsão de retomada para o dia 14 de fevereiro. As aulas começaram também nesta segunda-feira, de forma híbrida (presencial e remoto) na Paraíba.

Avaliação de especialistas

Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz disse à CNN que defende a volta às aulas de modo presencial. Mesmo com a alta de casos da Covid-19 no Brasil na última semana, ela afirma que “nenhum risco supera o risco de manter crianças mais tempo fora da escolas do que elas já estiveram”. A Henrietta Fore, diretora-executiva do Unicef (Fundo das Nações para a Infância), também se mostrou a favor da retomada do ensino presencial.

“Precisamos de ações ousadas para permitir que todas as crianças voltem à escola. Isso inclui fornecer apoio abrangente com foco particular em crianças vulneráveis em cada comunidade, como aulas de recuperação, apoio à saúde mental e à nutrição, proteção e outros serviços essenciais”, declarou Fore.