Prouni abre inscrições nesta terça-feira (22)

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais, de 50%, em universidades particulares do país

prouni-abre-incricoes-nesta-terça-feira-22
As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pela internet (Créditos: Leon Neal/Getty Images)

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre inscrições nesta terça-feira (22). Os alunos que desejam ingressar em universidades particulares através do programa poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e de 2021 para ingressar no processo seletivo.

Publicidade

As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pela internet. Os candidatos podem se inscrever até sexta-feira (25). O resultado da primeira chamada será divulgado em 2 de março, de acordo com o Ministério da Educação.

Segundo a CNN, a possibilidade de utilizar as duas últimas novas do Enem é uma novidade no Prouni 2022. Anteriormente, só era possível utilizar a nota obtida no exame no ano anterior.  A nova medida foi oficializada na sexta-feira (18), através de um decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, o Ministério da Educação afirmou que “Com a medida, estudantes que fizeram um dos dois últimos Enem (edições de 2021 e 2020) podem fazer suas inscrições para o Prouni. Já para aqueles que fizeram as duas edições do exame, o sistema de inscrição irá considerar, automaticamente, a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta”.

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais, de 50%, em universidades particulares do país. O candidato aprovado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa, para obter bolsa integral. Para a bolsa parcial, a renda mensal por pessoa pode ser de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 3.636 em 2022.

Publicidade