O Tribunal de Justiça de Southwark confirmou que a morte da cantora irlandesa Sinead O’Connor ocorreu por causas naturais, a informação foi confirmada com o depoimento do legista do caso, nesta terça-feira (9). O falecimento da artista foi em julho de 2023, aos 56 anos, ela tinha quatro filhos.
Sinead ficou muito conhecida pela canção “Nothing Compares 2 U”, lançada em 1990. “The Lion and the Cobra” seu primeiro álbum de 1987, foi muito aclamado pela crítica. Muitos artistas e amigos lamentaram na época a morte da cantora nas redes sociais, como o guitarrista Tom Morello, a atriz Toni Colette, o rapper Ice T e a atriz Jamie Lee Curtis.
Rest in peace, brilliant Sinead pic.twitter.com/3lyC058cLO
— Tom Morello (@tmorello) July 26, 2023
Ela ficou muito conhecida também por seus posicionamentos em temas importantes, como direitos da mulher e críticas vorazes aos abusos da igreja Católica. Em 1992, durante o programa Saturday Night Live, ela rasgou uma foto do Papa João Paulo II sob as palavras “Lute contra o verdadeiro inimigo“.
Sinead se envolveu em muitas outras polêmicas ao longo de sua carreira, ela inclusive chegou a trocar a palavra “racismo” para “abuso infantil” durante uma performance da musica “War”, de Bob Marley.
Em 2013, em uma entrevista à Rolling Stone, a cantora Miley Cyrus disse ter se inspirado no clipe de “Nothing Compares 2 U” para produzir “Wrecking Ball”. Após a confissão de Miley, Sinead O’Connor escreveu uma carta em resposta: “A indústria não dá a mínima para você, ou para qualquer uma de nós. Eles vão prostitui-la por tudo que você vale e facilmente vão fazer você pensar que isso era o que você queria…”
Em 2021, a cantora anunciou sua aposentadoria, mas mudou de ideia no dia seguinte. Ela falou nas redes sociais: “Boas notícias. F***-se a aposentadoria. Retiro o que disse. Não estou me aposentando. Eu estava temporariamente permitindo que f****** minha cabeça.”
No ano passado, morreu também Shane, filho de 17 anos da cantora.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini