Agência pede expulsão de culpados por doping de patinadora russa

Valieva é favorita para o individual feminino na patinação em pequim. O caso dela está agora nas mãos da Agência Antidoping Russa, que deve marcar uma audiência para decidir sobre o destino da atleta

agencia-pede-expulsao-de-culpados-por-doping-de-patinadora-russa
(Crédito: Catherine Ivill/Getty Images)

Publicidade

Mais informações sobre o caso da patinadora Russa Kamila Valieva, que testou positivo no exame antidoping na Olimpíada de Inverno de Pequim. O fato veio à tona antes dela conquistar a medalha de ouro nas competições de patinação artística. Mesmo com o resultado, a adolescente foi liberada pelo Comitê Olímpico Russo para participar da próxima prova.

Agora, a Agência Mundial Antidoping exige que as autoridades russas conduzam uma investigação completa sobre as pessoas do entorno da patinadora, para saber quem forneceu drogas para melhorar seu desempenho. A Agência defende ainda que os culpados pelo caso sejam banidos do esporte por toda vida. O episódio envolvendo Kamila é considerado especialmente grave por ela ter somente 15 anos.

Valieva é favorita para o individual feminino na patinação em pequim. O caso dela está agora nas mãos da Agência Antidoping Russa, que deve marcar uma audiência para decidir sobre o destino da atleta. Se a Agência Mundial Antidoping recusar o relatório da Agência Russa, ela ainda pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte, para tentar manter a patinadora nas competições.

(Agência Brasil)

Publicidade