Em entrevista coletiva concedida pela diretoria da Chapecoense, time de Santa Catarina, nesta sexta-feira (4), disse que o pedido de recuperação judicial do clube foi aprovado pela justiça.
“Nós pretendemos, dentro dos próximos 60 dias, apresentar um plano de pagamento e começar a discussão com os credores e até o final do ano a gente imagina estar com essa situação resolvida (…). A Chapecoense exauriu tudo que podia fazer pra tentar acomodar esse passivo, mas chegou em um momento em que ou a gente iria por esse caminho ou as consequências seriam muito mais graves”, pontuou a diretoria.
De acordo com a assessoria de imprensa, o deferimento do pedido ocorreu nesta quinta-feira (3) e o objetivo da ação é “assegurar a continuidade do clube, jurídica e financeiramente”. O clube catarinense vêm sofrendo com diversas ações cíveis e trabalhistas na justiça, com pedidos de bloqueio judicial e pagamentos, tendo o risco até de ter a renda do sócio torcedor bloqueada, segundo informado na coletiva.
“O total da dívida listado no processo de recuperação, em números grandes, arredondados, é R$ 80 milhões; óbvio que essa dívida é maior, isso esta anulado o passivo tributário, e mais ações que não foram liquidadas. A dívida está listada como ação mas não sabemos o valor nem estimar, podemos estar falando de 120, 150, 180 milhões, sem exagero”, informou o advogado do clube. Desta forma, a Chapecoense também não está fazendo os pagamentos de indenização para as famílias das vítimas do acidente com o avião do time em 2016.
“Não pagar as famílias era uma realidade, isso já iria acontecer independente do processo de recuperação, não ia se pagar pelo motivo de não ter o dinheiro. Por mais doloroso que seja pra todos nós, as famílias vão ter que sentar conosco e vamos ter que chegar num denominador comum”. Eles informaram também, que dentro de 180 dias uma assembleia será feita com os credores para deliberarem a forma de pagamento e pactuação das dívidas que acumulam.
O time da Chape irá disputar a série B de 2022, depois que foi rebaixado com uma das piores campanhas da história do campeonato brasileiro em 2021. Isso acarreta também, diretamente na entrada de dinheiro no caixa do clube. O clube tem a ideia de transformar em uma SAF, espécie de empresa, e foi dito que o processo de transformação continua, mas, antes é preciso fazer a equalização das dívidas para poder seguir com o pensamento.
Plano
— Polidoro Júnior (@PolidoroJunior) February 4, 2022
Em entrevista coletiva, dirigentes da Chapecoense anunciaram o deferimento do pedido de Recuperação Judicial, estancando bloqueios e penhoras que inviabilizavam o dia a dia, pagamento de salários, etc. Dívida passa dos R$ 100 milhões.
“O clube estava muito bagunçado”. pic.twitter.com/7Wo561nAn4