Na quarta-feira (27), o Corinthians anunciou a demissão de Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica. Após um empate contra o Fortaleza, em partida válida pela semifinal da Sul-Americana, o clube paulista decidiu desligar seu vínculo com o veterano. Pouco mais de quatro meses após sua chegada, o técnico não convenceu e era muito criticado pela torcida.
Após 38 partidas, Luxemburgo encerrou sua terceira passagem pelo Timão com menos de 50% de aproveitamento. Ao todo, o treinador comandou o Corinthians em 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Nas competições, o veterano deixou o clube na 10ª posição do Brasileirão, na semifinal da Sul-Americana e da Copa do Brasil, quando foi eliminado para o São Paulo.
Nota oficial: Vanderlei Luxemburgo
O Sport Club Corinthians Paulista informa que, a partir desta quarta-feira (27), o técnico Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica não comandam mais a equipe principal masculina de futebol.
O clube agradece a todos pelo trabalho e… pic.twitter.com/3GeXTDnk5D
— Corinthians (@Corinthians) September 27, 2023
Em sua última partida como treinador do Timão, na terça-feira (26), contra o Fortaleza, Luxemburgo deixou a Neo Química Arena sob vaias, após o clube paulista apenas empatar, pelo placar de 1 a 1. A prática dos torcedores vinha se tornando um costume, em protesto a permanência do comandante na equipe.
Com desempenho abaixo no Brasileirão e atuações inconsistentes durante toda a temporada, a saída de Luxemburgo foi uma pauta discutida nas últimas semanas. No entanto, tendo em vista uma posição classificação para a final da Sul-Americana, o treinador se manteve no cargo. Porém, antes mesmo da segunda partida da semifinal, o comandante foi demitido.
O Corinthians entra em campo novamente no próximo sábado (29) contra o São Paulo, às 18h30 (horário de Brasília). Com a atenção dividida com a Sul-Americana, o Timão enfrenta o Tricolor no Morumbi, logo após o rival ser campeão da Copa do Brasil.
* Matéria originalmente publicada em SportBuzz