Federação Internacional de Judô suspende Putin como presidente honorário

O presidente russo é um judoca de alto nível. Putin chegou ao 8º dan, um dos mais altos níveis do judô

Estátua de Putin é retirada de Museu
Vladimir Putin (Crédito: Laurence Griffiths/ Getty Images)

A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), suspendeu Vladimir Putin da função de presidente honorário e embaixador internacional da entidade. No comunicado publicado pela agência de notícias France Press, a federação alegou que a suspensão se deu por causa da guerra da Rússia com a Ucrânia. 

Publicidade

O presidente russo é um judoca de alto nível. Putin chegou ao 8º dan, um dos mais altos níveis do judô. O líder russo se orgulha do desempenho nesse e em vários outros esportes.  

Guerra prejudica Rússia no futebol

Neste domingo (27), a FIFA, autoridade máxima do futebol, anunciou punições aos russos devido à invasão da Ucrânia. De acordo com o site da emissora Band, ficou decidido que a Rússia não poderá, até segunda ordem, receber jogos de competições internacionais. Isso quer dizer que as partidas nas quais as equipes russas são anfitriãs deverão acontecer em outros países.

“A FIFA reitera a condenação ao uso da força pela Rússia na invasão da Ucrânia. A violência nunca é uma solução, e a FIFA expressa sua mais profunda solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo que está acontecendo na Ucrânia”, disse a entidade em nota também publicada pela Band.

Publicidade

Na sexta-feira, a UEFA, autoridade do futebol europeu, decidiu tirar da Rússia a final da Liga dos Campeões.  

A última partida da Champions estava marcada para acontecer no dia 28 de maio na cidade russa de São Petersburgo, que também recebeu jogos da Copa do Mundo de 2018. Agora, o último jogo da liga europeia será em Paris, no Stade de France, na mesma data. No momento, o torneio está na fase de oitavas de final.

As medidas têm o objetivo de isolar a Rússia da comunidade internacional para que o país volte atrás no conflito. 

Publicidade