Fluminense é o time que mais levou viradas em 2024

Fluminense igualou o Criciúma como o time da Série A que mais sofreu derrotas de virada em 2024. Será que o Tricolor conseguirá se recuperar e avançar na Libertadores?

Fluminense é o time que mais levou viradas em 2024
Fluminense é o time que mais levou viradas em 2024 – Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Um novo mata-mata, um velho problema. Na terça-feira, o Fluminense enfrentou mais um desafio nas oitavas de final da Conmebol Libertadores ao perder para o Grêmio, de virada, por 2 a 1. O tropeço no Couto Pereira coloca o Tricolor carioca em uma posição delicada para o jogo de volta, marcado para o dia 20 de agosto no Maracanã. Observando o retrospecto, o Flu precisará deixar para trás o estigma de ser um dos clubes da elite que mais sofreu viradas em 2024 para avançar no torneio.

Publicidade

Além disso, o Tricolor terá que lidar com um histórico dividido após derrotas em mata-matas na Libertadores. O comentarista Phill, da Voz da Torcida, observou que “dois erros decisivos comprometeram uma boa partida do Flu”, destacando a necessidade de superação da equipe.

Derrotas de virada: um problema repetido

Com o resultado em Curitiba, o Fluminense igualou o Criciúma como o time da Série A que mais sofreu derrotas de virada em 2024. O jornalista Guilherme Maniaudet, do Espião Estatístico, foi responsável pela análise. Ao todo, foram cinco tropeços após abrir o placar – três no Campeonato Brasileiro, um na Copa do Brasil e este mais recente na Libertadores.

Quais foram as cinco derrotas do Fluminense em 2024?

Para entender melhor a situação do time, listamos as cinco partidas em que o Fluminense sofreu derrotas de virada neste ano:

  • Bahia 2 x 1 Fluminense (Brasileiro) – 16/04
  • São Paulo 2 x 1 Fluminense (Brasileiro) – 13/05
  • Fluminense 1 x 2 Atlético-GO (Brasileiro) – 15/06
  • Juventude 3 x 2 Fluminense (Copa do Brasil) – 01/08
  • Grêmio 2 x 1 Fluminense (Libertadores) – 13/08

Na próxima terça-feira, no Maracanã, o Fluminense precisará, mais uma vez, de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar às quartas de final da Conmebol Libertadores. O cenário foi o mesmo contra o Juventude, na Copa do Brasil, quando o Tricolor acabou eliminado em um empate por 2 a 2 no Rio de Janeiro. O Grêmio tem a vantagem do empate para seguir no torneio continental.

Publicidade

Qual é o histórico do Fluminense em viradas na Libertadores?

Conforme levantamento do Espião Estatístico, o Fluminense já saiu atrás em quatro duelos de mata-mata na Conmebol Libertadores. O retrospecto é dividido, com duas classificações e dois tropeços, conforme detalhado a seguir:

  • 2008, quartas de final: São Paulo 1 x 0 Fluminense (ida) e Fluminense 3 x 1 São Paulo (volta). Fluminense classificado;
  • 2008, final: LDU 4 x 2 Fluminense (ida) e Fluminense 3 x 1 LDU (volta). Fluminense vice-campeão nos pênaltis;
  • 2012, quartas de final: Boca Juniors 1 x 0 Fluminense (ida) e Fluminense 1 x 1 Boca Juniors (volta). Fluminense eliminado;
  • 2013, oitavas de final: Emelec 2 x 1 Fluminense (ida) e Fluminense 2 x 0 Emelec (volta). Fluminense classificado.

Antes de focar novamente no Grêmio, o Fluminense tem um compromisso importante neste sábado, às 21h, contra o Corinthians no Maracanã. A partida é válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Tricolor busca melhorar a sua posição na tabela.

Fluminense: próximos passos na temporada

O Fluminense precisa focar-se na recuperação tanto no cenário nacional quanto internacional. Com um histórico complicado em viradas, a equipe precisa de uma estratégia sólida para enfrentar os desafios que vêm pela frente.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.