ALEMÃO DE MARESIAS

Quem é o “Capitão” dos resgates em Nazaré que auxilia equipe de Scooby no RS?

Resgatista nas maiores ondas do mundo, em Nazaré, ele e seu grupo contam com mais de 30 pessoas especializadas em resgates aquáticos

resgates
Alemão de Maresias, “Capitão” dos resgates em Nazaré, auxilia equipe de Scooby no RS – Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Conhecido como Alemão de Maresias, Edilson Luís da Assunção é o líder do grupo responsável pelos resgates de vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Ao lado de Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Willyam Santana e outros surfistas, o “capitão” aproveitou toda a sua experiência nas inundações que acometem o estado para conseguir resgatar centenas de pessoas, além de animais.

Publicidade

O especialista em resgate e seu grupo contam com mais de 30 pessoas especializadas em salvações aquáticas. Além da ajuda nos jet-skis e botes, a equipe fornece médicos, remédios, roupas, comida, colchão, banho e cerca de 90 leitos. “Dia produtivo demais! Conseguimos concluir as missões propostas, resgatamos muitas famílias, nos deparamos com situações que eu jamais pensei vivenciar, e finalizamos o dia resgatando dezenas de animais!”, escreveu em suas redes sociais. Ele vem compartilhando os resgates no seu perfil do Instagram com o intuito de incentivar todos a seguirem ajudando como puderem, como disse em uma de suas postagens.

“Líder” dos resgates é referência em Nazaré

O Alemão de Maresias é referência em salvar vidas nas maiores ondas do mundo, em Nazaré, Portugal. Reconhecido internacionalmente pela bravura e conhecimento em resgates aquáticos, foi condecorado com o “Prêmio de Comprometimento” da WSL por ter salvado a vida do surfista português Alex Botelho, em Nazaré, em 2020. O troféu premia a bravura dos profissionais de surfe em condições adversas no mar.

O surfista português desmaiou após sofrer uma queda dura nas ondas gigantes de Nazaré. Alemão precisou abandonar o jet-ski e salvou Botelho a nado. Depois de tomar ondas pesadas na cabeça, o piloto teve forças para levar o atleta até a beira do mar e ser levado para o hospital. O surfista ficou 15 dias na UTI, mas sobreviveu e voltou a praticar o esporte. Após o feito, o brasileiro também conquistou posto de coordenador de Segurança Aquática nos campeonatos em Nazaré.

Publicidade

“Esse foi o resgate mais difícil da minha vida. Tive que abandonar meu jet, nadar segurando ele apagado até a praia. Tomamos várias ondas na cabeça. Foi muito crítico, mas consegui salvar um amigo”, contou em entrevista à Red Bull.

Outros esportes

Alemão pratica, além do surfe, outras modalidades de esportes aquáticos, como Stand Up Paddle e Canoa Havaiana, onde também se tornou uma referência. Mas foi nas ondas grandes que conquistou seus principais títulos e chamou a atenção da mídia nacional e internacional. Hoje, uma de suas principais atividades é dar suporte com o auxílio do jet-ski para surfistas amadores, profissionais, além de grandes produções cinematográficas que envolvem o oceano.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.