Tenista Novak Djokovic é barrado em aeroporto na Austrália por não ter se vacinado

Novak está isolado em uma sala do aeroporto enquanto aguarda uma decisão final

tenista-novak-djokovic-e-barrado-em-aeroporto-na-australia-por-nao-ter-se-vacinado
Novak Djokovic da Sérvia comemora após vencer o set point durante sua partida da semifinal de individual masculino contra Roger Federer da Suíça no dia 11 do Aberto da Austrália de 2020 em Melbourne Park em 30 de janeiro de 2020 em Melbourne, Austrália. (Crédito: Matt King/Getty Images)

O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, foi barrado nesta quarta-feira (5) no aeroporto de Tullamarine, em Melbourne, na Austrália, por não ter se vacinado contra o coronavírus.

Publicidade

Djokovic tentou entrar no país usando uma liberação especial do Australian Open. No entanto, o visto aplicado pelo sérvio não deu suporte à exceção de vacina por motivo médico. Novak aguarda por uma decisão final isolado em uma sala do aeroporto.

A autorização de exceção concedida a Djokovic pelo Australian Open gerou polêmica na Austrália. O primeiro ministro australiano, Scott Morinson, afirmou que o tenista teria de provar que não pode se vacinar contra a Covid-19 ao desembarcar em Melbourne.

Ao pousar em Melbourne por volta das 23h30 no horário local, o sérvio foi interrogado por oficiais da Força de Fronteira Australiana. Segundo a imprensa, há dúvida sobre a documentação do tenista para justificar a autorização de exceção para pessoas não vacinadas.

Jaala Pulford, Ministra dos esportes em exercício do estado de Victoria, confirmou que o governo local não vai dar apoio ao visto de Djokovic.

Publicidade

Djokovic já se posicionou contrário a vacina em diversos momentos. O pai do tenista, Srdjan Djokovic, afirmou que a obrigatoriedade da vacina para jogar o Australian Open seria uma forma de ”chantagem”.

O evento, que começara dia 17 de janeiro, não contará com algumas estrelas do tênis mundial por diferentes razões médicas. Algumas destas ausências já confirmadas são Roger Federer, as irmãs Serena e Venus Williams, e Dominic Thiem.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.