Alemanha e França exigem cessar-fogo a Putin

Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Vladimir Putin disseram que permanecerão em contato próximo nos próximos dias

alemanha-e-franca-exigem-cessar-fogo-a-putin
Vladimir Putin, presidente da Rússia (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Os líderes da Alemanha e da França exigiram um cessar-fogo a Putin, em ligação nesta quinta-feira, (10). O informe do contato entre os três líderes foi divulgado pelo Palácio de Eliseu, residência oficial da Presidência da República francesa.

Publicidade

De acordo com o portal CNN, o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz também “insistiram que qualquer solução para a crise deve ser negociada entre a Rússia e a Ucrânia”, segundo o comunicado. Nesta quarta-feira (10), o encontro entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia e Ucrânia também não avançou em relação a um cessar-fogo.

Os líderes da União Europeia estão reunidos nesta quarta-feira fora de Paris, para discutir a guerra na Ucrânia. Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Vladimir Putin disseram que permanecerão em contato próximo nos próximos dias.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade