Os líderes da Alemanha e da França exigiram um cessar-fogo a Putin, em ligação nesta quinta-feira, (10). O informe do contato entre os três líderes foi divulgado pelo Palácio de Eliseu, residência oficial da Presidência da República francesa.
De acordo com o portal CNN, o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz também “insistiram que qualquer solução para a crise deve ser negociada entre a Rússia e a Ucrânia”, segundo o comunicado. Nesta quarta-feira (10), o encontro entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia e Ucrânia também não avançou em relação a um cessar-fogo.
Os líderes da União Europeia estão reunidos nesta quarta-feira fora de Paris, para discutir a guerra na Ucrânia. Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Vladimir Putin disseram que permanecerão em contato próximo nos próximos dias.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Como a União Europeia planeja se livrar da dependência do gás russo até 2030 https://t.co/TpB4Xy5We2
— Gazeta do Povo (@gazetadopovo) March 10, 2022