O presidente Joe Biden, 80 anos, confirmou que ambiciona concorrer novamente à presidência nos EUA, nessa segunda-feira (10), durante entrevista a um programa de rede de TV americana NBC. Ele foi eleito em 2020.
“Eu planejo concorrer, Al [Al Roker, âncora da NBC] mas ainda não estamos preparados para anunciar”, disse Joe Biden.
O presidente americano tem reafirmado constantemente a intenção de concorrer à reeleição, no ano que vem. A NBC já havia divulgado declarações do reverendo Al Sharpton, que ouviu do presidente, em uma conversa privada, na Casa Branca, em 2022, que vai concorrer.
Lideranças do partido democrata já indicaram apoio à campanha ao segundo mandato, mesmo que um anúncio oficial ainda não tenha sido feito. As declarações do mandatário americano ocorrem apenas dias depois do principal pré-candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump se apresentar a um tribunal de Manhattan após se tornar o primeiro ex-ocupante da Casa Branca a ser denunciado criminalmente.
Fora das entrevistas, Biden não dá pistas de quando será feito um anúncio oficial. “O presidente Biden deixou claro que pretende concorrer, e seu foco é terminar o trabalho que está fazendo para as famílias americanas: continuar trazendo a manufatura de volta do exterior, reduzindo ainda mais o déficit fazendo com que ricos interesses especiais paguem sua parte justa e permanecendo por direitos fundamentais como a liberdade de escolha”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, à CNN. “Nunca houve um prazo para qualquer anúncio”, acrescentou.
Uma pesquisa realizada no mês passado mostra que só 32% dos americanos aprovam a reeleição, enquanto 67% desaprovam.
Joe Biden é o 46º presidente americano desde a guerra da independência em 1776. Também é o segundo presidente católico do país; o primeiro foi John F. Kennedy (1961-1963).
Biden anuncia que vai concorrer à reeleição e descumpre promessa de um mandato só . Presidente enfrenta baixa aprovação e perde para Trump e DeSantis nas pesquisas eleitorais (Fórum)
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) April 10, 2023