Neste sábado (15), o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, foi retirado às pressas de um evento em um porto que fica a cerca de 65 km de Osaka, após uma explosão. Um suspeito atirou um objeto parecido com uma bomba de fumaça no local em que o premiê estava.
Fumio Kishida estava fazendo um discurso quando a explosão aconteceu. Houve tumulto no local, devido à correria, mas o primeiro-ministro foi rapidamente retirado do local e não se feriu.
“Houve uma explosão alta no local do discurso anterior. A polícia está investigando os detalhes, mas gostaria de me desculpar por preocupar muitas pessoas e causar-lhes problemas. Uma eleição importante para o nosso país está ocorrendo e devemos trabalhar juntos e seguir em frente”, disse Kishida à emissora nacional NHK.
O homem suspeito de atirar o objeto foi detido pela polícia. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento da explosão e, na sequência, o suspeito sendo detido por agentes de segurança.
Japanese Prime Minister Fumio Kishida was evacuated unharmed after an explosion during a visit at a port. A suspect was apprehended for allegedly throwing the explosive. https://t.co/3xZ0JPewv5 pic.twitter.com/cB7cV05vSd
— ABC News (@ABC) April 15, 2023
A preocupação de autoridades coma explosão tem fundamento: Em julho do ano passado, o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi assassinado justamente enquanto fazia campanha para uma eleição parlamentar. O deixou o Japão em alerta e fez com que a segurança dos políticos passasse por uma criteriosa revisão.