Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator, morreu nesta sexta-feira (7) aos 94 anos. A causa e o local da morte ainda não foram informados.
Em 1963, Sidney ganhou a estatueta mais cobiçada do cinema por seu trabalho em “Uma Voz nas Sombras”. O ator também é conhecido pelos filmes “Ao Mestre, com Carinho”, “Adivinhe Quem vem para Jantar” e “No Calor da Noite”, ambos lançados em 1967.
Filho de pais bahamenses, Sidney nasceu prematuro no dia 20 de fevereiro de 1927, em Miami. Ao longo da vida, lutou contra a pobreza, o analfabetismo e o racismo para se tornar um dos primeiros atores negros a ser conhecido e aceito em papéis importantes pelo grande público.
Poitier era um dos últimos astros vivos da Era de Ouro de Hollywood. Em 2002, foi homenageado pela Academia ao receber o Oscar pelo Conjunto da Obra pela sua contribuição ao cinema mundial.
Sua última aparição no Oscar foi em 2014, quando apresentou o prêmio de Melhor Diretor ao lado de Angelina Jolie. Na ocasião, o ator foi ovacionado de pé por todos os presentes.
Fora das telonas, Sidney foi um grande ativista pelos direitos civis. Em 2009, recebeu das mãos do então presidente norte-americano, Barack Obama, a Medalha Presidencial da Liberdade.
Após a morte de Poitier, Obama se manifestou em seu Twitter oficial sobre a morte do ator. ”Por meio de seus papéis inovadores e talento singular, Sidney Poitier sintetizou dignidade e graça, revelando o poder dos filmes para nos aproximar. Ele também abriu portas para uma geração de atores. Michelle e eu mandamos lembranças à sua família e legião de fãs’‘, escreveu Obama.
Poitier também teve uma carreira de sucesso na diplomacia, sendo Embaixador das Bahamas no Japão entre os anos de 1997 e 2007.
Poitier foi casado durante quatro décadas com Joanna Shimkus, sua segunda mulher, com quem teve seis filhos.
Through his groundbreaking roles and singular talent, Sidney Poitier epitomized dignity and grace, revealing the power of movies to bring us closer together. He also opened doors for a generation of actors. Michelle and I send our love to his family and legion of fans. pic.twitter.com/zkYKFSxfKA
— Barack Obama (@BarackObama) January 7, 2022