FOGO AMIGO?

Biden diz que Netanyahu “prejudica mais do que ajuda” Israel em relação a vítimas em Gaza

“Apesar de Netanyahu ter o direito de defender Israel e de continuar a perseguir o Hamas, ele deve prestar mais atenção às vidas inocentes que estão sendo perdidas”, disse o presidente dos EUA

Biden diz que Netanyahu “prejudica mais do que ajuda” Israel em relação a vítimas em Gaza
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos – Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “prejudicando mais do que ajudando” Israel por não conseguir limitar as vítimas civis.

Publicidade

Em entrevista a Jonathan Capehart, da emissora de TV MSNBC, neste sábado (9), Biden disse que, apesar de Netanyahu “ter o direito de defender Israel e de continuar a perseguir o Hamas, deve prestar mais atenção às vidas inocentes que estão sendo perdidas como consequência das ações tomadas”.

“Em minha opinião, ele está prejudicando Israel mais do que ajudando Israel (…) é contrário ao que Israel representa. E acho que é um grande erro”, disse Biden.

Biden alertou durante meses que Israel corre o risco de perder apoio internacional devido ao aumento das vítimas civis em Gaza, onde o número de mortos civis ultrapassou os 31 mil.

As suas últimas observações apontam para a relação cada vez mais tensa entre os dois líderes aliados.

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos disse que uma potencial invasão israelense da cidade de Rafah, em Gaza, onde mais de 1,5 milhão de palestinos estão abrigados, é “uma linha vermelha” para ele.

Por outro lado, ele disse que não cortaria armas como os interceptadores de mísseis Iron Dome, que protegem a população civil israelense de ataques de foguetes na região.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.