Biden pode enviar tropas à Europa Oriental

O governo dos Estados Unidos analisa opções de reforço

biden-pode-enviar-tropas-a-europa-oriental
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Crédito: Leigh Vogel/Getty Images)

O governo de Joe Biden pode enviar tropas à Europa Oriental. Biden está analisando quais as unidades militares que enviará para a Europa Oriental. O intuito é combater a Rússia que tem concentrado dezenas de soldados na fronteira com a Ucrânia.

Publicidade

De acordo com à CNN, nenhuma decisão foi tomada, mas o presidente Joe Biden discutiu com seus principais oficiais militares, como podem reforçar os níveis de tropas dos EUA no Báltico e no Leste Europeu. Uma das opções é convocar 5 mil soldados para reforço e também para ajudar cidadãos americanos se preciso.

Enviar soldados para Europa Oriental seria para tranquilizar os aliados. Até o momento, tropas americanas não serão enviadas para Ucrânia. Na semana passada, o governo Biden enviou armamento para ajudar no reforço do país. Os países da Otan também estão enviando navios e caças adicionais para a Europa Oriental.

O ministério da Defesa da Ucrânia descobriu que a Rússia já enviou mais de 127 mil soldados à região. Para autoridades americanas, mesmo que eles não saibam o que o presidente russo, Vladimir Putin, planeja fazer, eles acreditam que a Ucrânia pode ser invadida a qualquer momento.

Para a Rússia, os Estados Unidos e a Otan não devem admitir a Ucrânia na aliança militar internacional, mas segundo os EUA isso não é possível. O governo dos Estados Unidos se envolve em negociações com a Rússia, que no momento não tem ido adiante.

Publicidade

“Hoje, conversei com líderes europeus em resposta ao aumento militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia. Discutimos nossos esforços conjuntos para impedir novas agressões russas, como os preparativos para impor custos econômicos severos à Rússia e reforçar a segurança no flanco leste.”

Publicidade