A cidade de Kiev, capital da Ucrânia, amanheceu nesta quinta-feira (17) coberta pela primeira neve da temporada. O inverno se aproxima e levanta preocupações com as baixas temperaturas, pois a infraestrutura da cidade está abalada por conta da invasão russa.
As autoridades da Ucrânia afirmam que estão trabalhando duro para restaurar a energia da capital. O governo ucraniano considerou os bombardeios russos do início da semana como os mais pesados à estrutura civil do país. Diversas cidades têm sofrido intensas explosões causadas por mísseis de Moscou.
Conforme divulgado pela empresa estatal de energia Naftogaz, muitas instalações de produção de gás no leste da Ucrânia foram danificadas ou destruídas.
Assim como outras cidades, a capital Kiev enfrenta frequentes apagões de energia, falta de água e desabastecimento de itens básicos. A neve que chega junto com o inverno representa um grande problema para a população de Kiev e da Ucrânia, como afirma o porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) Saviano Abreu:
“É muito difícil que a população possa sobreviver por muito tempo se não tiver um processo grande de ajuda humanitária. (…) Muitos ucranianos estão vivendo ainda em casas que estão não preparadas. Seja pela falta de água, de eletricidade, de gás ou simplesmente porque não tem portas, não tem janelas ou não tem parte do teto porque foram destruídos.”
Neve em Kiev pic.twitter.com/KwoDWYSB09
— Nikolaev 🇷🇺🇺🇦🇸🇾🇸🇦🇷🇸🇦🇱🇵🇸 (@TeodoroSampai12) November 16, 2022