Visita Real

Como foi a vinda da Rainha Elizabeth II ao Brasil?

Foi a única viagem de um monarca britânico à América do Sul.

Como foi a vinda da Rainha Elizabeth II ao Brasil?
(Créditos: Kirsty O’Connor-WPA Pool/Getty Images)

A visita da Rainha Elizabeth II e seu marido, o Príncipe Phillip, ao Brasil, foi durante a ditadura militar, em 1968. Começou no dia 1º de novembro e envolveu seis cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Publicidade

A rainha inaugurou o prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, visitou o terraço do Edifício Itália e foi a um show para ouvir Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares, quando estava na capital paulista.

“Até hoje, é a única viagem de um monarca britânico à América do Sul e, só por isso, ela já é muito importante”, afirmou o embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, para a reportagem da BBC.

Publicidade

A Rainha Elizabeth II deixou Brasília no dia 6 de novembro e, às 14h45, desembarcou em São Paulo, onde conheceu o Monumento do Ipiranga e visitou o Edifício Itália.

Segundo g1, na página oficial do Edifício Itália, consta que a monarca foi acompanhada pelo então prefeito Faria Lima, Roberto Costa de Abreu Sodré e esposa, pelo “pai” do Terraço Itália, Evaristo Comolatti, e Leda Comolatti.

A placa que marca a sua visita está fixada no terraço panorâmico do 41º andar.

Publicidade

De acordo com a BBC, à noite, o governador do Estado, Abreu Sodré, ofereceu um banquete de boas-vindas no Palácio dos Bandeirantes.

A rainha e o príncipe assistiram a uma apresentação dos cantores Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares, que encerraram o show cantando “A Voz do Morro”, do sambista Zé Keti. 

Os monarcas também marcaram presença, no dia 7, na inauguração do Museu de Arte de São Paulo (Masp) na Avenida Paulista, que até então, ficava na sede dos Diários e Emissoras Associadas, na Rua Sete de Abril, região central de São Paulo, onde foi fundado em 1947. 

Publicidade

Carta para alunos de SP

A Rainha Elizabeth não veio mais ao Brasil, mas continuou a  responder cartas de brasileiros. A mais recente foi para alunos do 5º ano do Colégio Santa Cruz, na Zona Oeste de São Paulo, recebida no dia 28 de junho.

Elizabeth II respondeu, por meio de sua dama de companhia, aos alunos que enviaram um cartão para felicitá-la pelo Jubileu de Platina, que marcou as sete décadas no trono britânico, entre os dias  2 e 5 de junho.

“A rainha deseja que eu escreva e agradeça pelos cartões que você enviou a Sua Majestade por ocasião de seu Jubileu de Platina. A rainha ficou feliz em ouvir de você e, embora não possa responder pessoalmente, Sua Majestade apreciou muito as coisas boas que disse. Devo agradecer-lhe de novo por suas mensagens de bons votos para a Rainha neste ano do Jubileu de Platina”, diz a carta em tradução livre.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.