70 Anos de Reinado

Como era o mundo quando Elizabeth II assumiu o trono?

Rainha Elizabeth II teve o reinado mais longevo da história do Reino Unido.

Como era o mundo quando Elizabeth II assumiu o trono?
Elizabeth II acompanhou muitos eventos históricos durante o seu mandato (Crédito: Scott Barbour/Getty Images)
Elizabeth Alexandra Mary se tornou a rainha Elizabeth II na manhã do dia 6 de fevereiro de 1952, com a morte do rei George VI, seu pai. A coroação de “Lilibet”, como era carinhosamente chamada, aconteceu um ano depois, em junho de 1953.

Líderes mundiais

Elizabeth virou rainha enquanto Getúlio Vargas ainda era presidente do Brasil. Apesar de não ter se encontrado com Getúlio, a rainha encontrou-se com outros presidentes do Brasil, como os generais Costa e Silva e Ernesto Geisel e os presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.
 
Winston Churchill ainda ocupava o cargo de premiê britânico. A recente empossada Liz Truss foi a 15ª pessoa a ocupar o cargo durante o reinado de Elizabeth II.
 
A rainha Elizabeth II também chegou a se encontrar com quatro Papas, começando com o Papa Pio XII em 1951, dois anos antes de sua coroação como rainha. Segundo o site oficial da família real, a rinha encontrou o Papa João XXIII, em 1961, o Papa João Paulo II, em 1980, 1982 e 2000, o Papa Bento XVI, em 2010, e o Papa Francisco em 2014.

O mundo

O mundo, em 1952, tinha aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas e a expectativa de vida no Brasil era de, em média, 50 anos. Trazendo estes dados para 2022, o mundo tem aproximadamente 8 bilhões de habitantes e no Brasil a expectativa de vida feminina chega a 79 anos.

Brasil

Há 70 anos, a moeda que corria no Brasil era o Cruzeiro (Cr$), vigente de 1942 até 1967. Durante o reinado de Elizabeth II, o Brasil trocou de moeda 7 vezes entre Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro Real e o Real. Ainda no Brasil, é interessante lembrar que em 1952 a seleção brasileira de futebol ainda não tinha conquistado nenhum título mundial. Só em 1958 a seleção conquistaria seu primeiro título.

Tecnologia

A cerimônia de coroação da rainha Elizabeth II foi a primeira a ser transmitida na televisão. Ao menos 27 milhões de pessoas acompanharam o evento no Reino Unido que, pela primeira vez, registrou mais audiência na televisão do que no rádio.