Operação London Bridge

Conheça o protocolo do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II

O plano secreto foi revelado em 2017, pelo jornal The Guardian.

Conheça o protocolo do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II morreu cercada pela maioria de seus parentes (Crédito: Alastair Grant – WPA Pool/Getty Images)

A rainha Elizabeth II , de 96 anos anos, morreu nesta quinta-feira (8). Mais cedo, o Palácio de Buckingham anunciou que o estado de saúde de monarca preocupava a equipe médica. O Reino Unido tem um protocolo a seguir nesse caso de morte da rainha. Os planos envolvem departamentos governamentais, mídia e até mesmo mudanças na moeda e no hino nacional e recebem o nome de operação London Bridge.

Publicidade

Primeiros Passos

Nos primeiros instantes após a morte, o secretário particular da rainha, Sir Edward Young, deve informar o acontecimento à primeira-ministra Liz Truss, que assumiu o posto recentemente, e ela será a responsável por deflagrar o protocolo de morte da rainha Elizabeth II.

Os outros 15 governos fora do Reino Unido onde a rainha é chefe de Estado serão avisados em minutos por meio de uma linha segura. Todos os programas da emissora pública BBC serão interrompidos para a cobertura da morte. Jornalistas do canal usarão apenas roupas pretas e vermelhas e a logo da BBC ficará preta, em sinal de luto.

O príncipe Charles, que hoje tem 78 anos, assumirá o cargo de rei ainda nesta quinta-feira (8). Nesta sexta (9), o então rei Charles fará o seu primeiro discurso como chefe de Estado e receberá o juramento de lealdade do governo ao som dos 41 tiros. Depois disso, o rei Charles deve viajar o país para visitar os líderes do governo.

Funeral

Quatro dias após a morte, o caixão de Elizabeth II deixará o Palácio de Buckingham ao Westminster Hall, onde ficará por mais quatro dias recebendo homenagens. A cerimônia abrirá as portas para a presença da população. O funeral deve acontecer por volta de 10 dias após sua morte, o governo decretará feriado nacional no Reino Unido.

Publicidade

Os sinos do Big Ben tocarão às 11h em ponto para marcar o silêncio do país enquanto o caixão é levado para a Abadia de Westminster, onde dois mil convidados participarão da cerimônia. A rainha será enterrada ao lado de seu pai, George VI.

Moeda e Hino Nacional

O novo rosto da moeda britânica será o de rei Charles. A moeda estampada com o rosto de rainha Elizabeth II sairá lentamente de circulação. Passaportes, selos e uniformes militares também serão alterados. O hino nacional sofrerá uma alteração e passará a ser cantado como “God Save the King”.

Publicidade

 

 

 

Publicidade