depois da derrota

‘É o momento de arregaçar as mangas’, diz Kamala em discurso

Créditos: Getty Images

Na tarde desta quarta-feira (6), Kamala Harris realizou um discurso público na Universidade de Howard. Além de reconhecer abertamente a vitória de Donald Trump, a vice-presidente deixou vários recados para o público jovem a respeito de lutas futuras.

Publicidade

A democrata recebida com aplausos dos seus apoiadores, enquanto “Freedom”, da Beyoncé, tocava ao fundo. No início do seu pronunciamento, fez uma dedicação à sua família e ao presidente Joe Biden, à sua equipe, e aos voluntários que participaram do processo eleitoral.

“Eu sei que não é o que queríamos. Mas me escutem quando eu digo que a luz da promessa dos EUA sempre irá brilhar, enquanto a gente não desistir, e enquanto continuarmos lutando”, disse. Kamala citou sua ligação privativa a Trump, e enfatizou aos seus apoiadores importância de reconhecer os resultados das urnas.

“Precisamos aceitar os resultados desta eleição. Falei com Trump mais cedo e o parabenizei, e disse que vamos realizar uma transição pacífica de poder. Este é um princípio fundamental da democracia norte-americana. É isso que distingue a democracia da monarquia ou até mesmo da tirania. E quem quiser a confiança do público deve honrar esse princípio”.

Harris também falou diretamente com o público jovem que a acompanha. A política destacou que sua luta continuará – e nesta luta está incluso “um futuro em que americanos de qualquer origem podem seguir seus sonhos, suas aspirações. Onde as mulheres têm autonomia para decidir sobre seus corpos. Onde nossas escolas e ruas estão protegidas da violência armada”.

Publicidade

Por isso, ela se despediu com uma mensagem de esperança. De acordo com Kamala, seus apoiadores não devem desistir, pois sua luta continuará nas urnas, nos senados, nas praças públicas e na maneira em que tratam uns aos outros. “Sempre usando nossa força para empoderar os outros. Para lutar pela dignidade que todas as pessoas merecem. É algo que vai demandar trabalho duro. Mas isso é bom, porque nós gostamos de trabalhar duro. E a luta pelo nosso país sempre vale a pena”, finalizou.

Publicidade

Leia também: Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.