participação

Eleições na Argentina: a duas horas da abertura das mesas, 62% dos eleitores já votaram

Até o meio-dia, mais de 10 milhões de pessoas estiveram nas urnas, um número superior ao do primeiro turno

N segundo turno das eleições presidenciais, 45% dos eleitores já haviam votado faltando seis horas para a abertura das mesas.
(Crédito: Reprodução/Perfil Argentina)

No segundo corte divulgado pela Câmara Nacional Eleitoral (CNE) da Argentina neste domingo (19), dia do segundo turno das eleições presidenciais, 62% dos eleitores já haviam votado faltando apenas duas horas para a abertura das mesas.

Publicidade

Mais cedo, ao meio-dia, o total de eleitores que já votaram estava em 30%. Comparando ao primeiro turno das eleições de 2023, a diferença aponta 4% a mais de participação; em outubro, ao meio-dia, tinha votado 26% da lista de cidadãos habilitados.

Assim, mais de 10,5 milhões de pessoas foram às urnas para escolher entre o candidato do partido ‘Unión por la Patria’ (UxP), Sergio Massa, e Javier Milei, do ‘La Libertad Avanza’ (LLA), quando ainda havia um espaço de seis horas restantes – tempo que definirá o próximo presidente.

Eleitores em alta

A comparação feita entre a PASO e as eleições de outubro mostrou não só uma mudança nas preferências, mas um maior fluxo de eleitores: 8% de pessoas a mais foram às urnas em outubro (77,04%), frente às 69% que o fizeram no PASO de agosto.

Acesse a matéria completa no site da Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.