O candidato republicano na corrida à Casa Branca, Donald Trump, fez um discurso de vitória nesta madrugada (6) na Flórida. Ele relembrou as tentativas de assassinato que sofreu durante a campanha e afirmou que teve sua vida poupada por Deus para cumprir a missão de salvar os Estados Unidos. A apuração dos votos ainda estava em andamento quando ele discursou.
“Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir”, disse o republicano.
Atentados contra Trump
Trump foi alvo de duas tentativas de assassinato: a primeira, em julho, quando discursava na cidade de Butler, na Pensilvânia. Inicialmente, foi baleado de raspão na orelha. Depois, em setembro, um atirador se posicionou próximo a um campo de golfe em que Trump estava, na Flórida e teria efetuado disparos no local.
LIVE: President Trump in Grand Rapids, #Michigan
Text TRUMP to 88022 https://t.co/WosfSV3ezw
— Team Trump (Text TRUMP to 88022) (@TeamTrump) November 5, 2024
Além disso, agradeceu pelo apoio que recebeu dos eleitores, amigos e familiares. Disse, ainda, que a sua vitória é “o maior movimento político de todos os tempos”.
“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América.”
Segundo a Associated Press, até a manhã desta quarta-feira, o candidato republicano estava na frente de Kamala Harris, sua adversária democrata, em todos os estados-chave, que são decisivos para vencer o pleito. No discurso, ele falou sobre essa votação expressiva e disse que “estava vivenciando um sentimento de amor maravilhoso”. Por fim, o candidato também comemorou o fato do partido Republicano ter retomado o controle do Senado após quatro anos. Por enquanto, Trump não fez nenhuma menção à adversária.