O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, passou mal nesta quarta-feira (26) e cancelou sua agenda devido a uma infeção no estômago a menos de três semanas das eleições presidenciais no país.
Erdogan, de 69 anos, comanda a Turquia desde 2002 e busca mais um mandato. Ele irá enfrentar o candidato e líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu.
O anúncio do líder turco foi feito num momento em que acontece uma campanha eleitoral muito disputada, naquela que é considerada a eleição mais importante do país desde o estabelecimento da Turquia como país secular por Kemal Ataturk, em 1923. O pleito está marcado para o dia 14 de maio.
Segundo a AFP, o líder turco compareceu à TV para uma entrevista já com mais de 1h30 de atraso; transcorridos cerca de 10 minutos, já ao vivo, a entrevista teve que ser interrompida.
“Hoje vou descansar em casa, a conselho dos nossos médicos”, declarou Erdogan na sua conta oficial do Twitter. Ele teria tido um mal súbito em razão de uma infecção estomacal. Depois deste episódio, ele explicou que a campanha eleitoral tem sido intensa e que tem tido alguns problemas de estômago.
A economia da Turquia vive um momento delicado com uma inflação de mais de 50% anualizada. O país também sofre ainda com o terremoto que matou milhares de pessoas em fevereiro passado, piorando a situação das finanças turcas.
Com quase 780 mil km² e com mais de 80 milhões de habitantes, a Turquia é um potência regional. O PIB é estimando US$ 819 bilhões, segundo dados do Banco Mundial; a população do país se declara majoritariamente muçulmana.
BREAKING
This is the moment (off camera) when Erdogan gets sick. The interviewer is too afraid to stop talking despite the dictator’s distress – note sounds of sickness before Erdogan is carried off…— N’Drew – 𝙫 e r i f i e d 🇺🇸 🇬🇧 🏴 (@ScotJock) April 27, 2023