Os Estados Unidos (EUA) estão preparando o envio de 31 tanques de combate blindados à frente de batalha contra a Rússia, de acordo com o Uol. Nas próximas semanas, o país norte-americano iniciará o treinamento para a utilização dos tanques com os militares ucranianos que devem ser enviados no segundo semestre do ano para a frente de batalha contra os russos na guerra da Ucrânia.
Esse tipo de tanque, chamado de Abrams, foi batizado em homenagem ao general Creighton Abrams, comandante das forças dos EUA durante a Guerra do Vietnã. Ele foi lançado em 1980 e já passou por várias atualizações desde então.
A última versão lançada é o M1A2 SEPv3, apresentado em 2015. Ele tem um canhão de 120 mm, duas metralhadoras de 7,62 mm e uma metralhadora antiaérea de 12,7 mm. O tanque pesa 63 toneladas, tem velocidade máxima de 68 km/h e pode rodar por 425 quilômetros. O motor tem 1.500 cavalos com turbina a gás.
Já a versão que será utilizada na guerra, o M1 Abrams, pesa 54 toneladas, atinge até 72,4 km/h e roda por quase 500 quilômetros. Além disso, a sua blindagem é reforçada com camadas de urânio empobrecido, proteção contra armas antitanque, minas terrestres e é considerado um dos melhores do mundo neste aspecto.
Entretanto, John Kirby, do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, afirmou à CNN que o tanque “é um sistema caro de se operar e se manter”, já que o combustível usado nele é semelhante ao utilizado na aviação e ele requer um treinamento longo.
Os EUA bem como a Organização do Tratado do Atlântico Norte apoiam a Ucrânia militar de diplomanticamente; a China, outro importante ator global, se posiciona ao lada da Rússia, contudo sem enviar material bélico para o conflito.
O tanque americano “Abrams” não consegue subir uma colina nevada. Devem ser tanques preparados para guerra no deserto, sobra de guerra do Iraque que foram mandados para a Ucrânia. Os tanques russos conseguem subir sem problemas. #Russia #USA #Ucrania #Donbass pic.twitter.com/wRsyYE8PLy
— Hugo Borges (@HugoBor73884636) January 28, 2023