ataque na penitenciária

Ex-policial condenado pela morte de George Floyd é agredido na prisão; saiba mais

Derek Chauvin foi imediatamente levado ao hospital; o estado de saúde é considerado grave

condenado-floyd
(Crédito: Reprodução TV)

Nesta sexta-feira (24), Derek Chauvin, ex-policial, condenado pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, foi agredido na prisão.

Publicidade

De acordo com a agência de notícias, Associated Press (AP), o ataque ocorreu em uma penitenciária federal do estado do Arizona e foi praticado por outro detendo, que portava uma faca. O ex-policial foi levado ao hospital e seu estado de saúde é considerado grave.

Essa unidade prisional tem sido criticada, ultimamente, devido a deficiências na segurança e à escassez de funcionários penitenciários.

Relembre o caso George Floyd

Chauvin era policial em Mineápolis. Ele foi acusado e condenado a 22 anos e meio de prisão depois de ter asfixiado George Floyd em 2020, após uma abordagem policial. O ex-policial pressionou o pescoço do Floyd, 46 anos, contra o chão por 9 minutos e 29 segundos.

Na ocasião, foi alegado que Floyd teria tentado realizar um pagamento em uma mercearia com uma nota falsa de US$ 20. A polícia chegou ao local e as imagens evidenciaram que o ex-segurança não ofereceu resistência às autoridades.

Publicidade

O caso desencadeou manifestações mundo afora em torno da pauta do racismo e da violência policial ao longo de várias semanas. O tema ganhou força nas eleições presidenciais em 2020. Em consequência disso, Joe Biden escolheu como candidata a vice-presidente em sua chapa Kamala Harris, uma ex-procuradora negra.

Na semana passada, Suprema Corte dos Estados Unidos recusou um apelo contra a condenação de Chauvin por homicídio. A defesa do ex-policial tenta demonstrar que ele não foi responsável pela morte de George Floyd. Vale ressaltar que outros três policiais que estavam presentes no momento também foram condenados, mas com penas menores.

* Texto sob supervisão de Cleber Stevani

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.