Ícone do site

Exército israelense pede para que palestinos saiam de Gaza em até 24 horas

Published 13/10/2023
Exército israelense pede para que palestinos saiam de Gaza em até 24 horas

Palestinos deixam a Cidade de Gaza em direção ao sul da região (Crédito Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images)

O exército israelense emitiu um aviso, nesta quinta-feira (12), pedindo que os moradores da Cidade de Gaza deixem suas casas em direção ao sul da região em até 24 horas. A informação foi confirmada em um vídeo publicado em redes sociais das forças militares do país.

O porta-voz do exército afirmou que a “evacuação é para a própria segurança” dos habitantes da Faixa de Gaza e recomendou que as pessoas só voltem à Cidade de Gaza quando o governo israelense permitir. Palestinos temem que a ordem seja um indicativo de que o exército israelense entre por terra em Gaza.

Pouco tempo antes do pronunciamento nas redes sociais do exército, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse, em comunicado, que os militares israelenses avisaram que todos os palestinos na região norte da Faixa de Gaza, cerca de 1,1 milhão de pessoas, deveriam migrar para o sul.

No entanto, segundo as informações do exército, o alerta é apenas para a Cidade de Gaza, que tem cerca de 677 mil habitantes.

Israel também afirmou que, nos próximos dias, as operações na Cidade de Gaza serão “significativas” e que os moradores da região não devem se aproximar ou tentar ultrapassar a fronteira.

De acordo com a ONU, o comunicado foi enviado pouco antes da meia-noite no horário local. Assim, as 24 horas estarão terminadas às 18 horas desta sexta-feira (13), no horário de Brasília. A ONU afirmou que já transferiu seu centro de operações centrais para o sul de Gaza.

Sair da versão mobile