A Embaixada da França no Brasil divulgou nesta segunda-feira (14) a não obrigatoriedade de apresentar um teste de Covid-19 para viajantes que desejam entrar no país. Entretanto, a medida só se aplica a pessoas que estão completamente vacinadas, com imunizantes aprovados pela União Europeia.
A medida de aplica a qualquer viajante que possua o comprovante de vacinação, independentemente de seu país de origem, segundo o portal CNN. Aqueles que não estão vacinados ainda devem apresentar um teste de Covid-19 com resultado negativo e manter o período de isolamento, caso resultado positivo.
As medidas são retiradas quando os viajantes são de países e territórios que compõem a lista verde, caracterizados como aqueles que possuem circulação moderada do vírus, sendo esses: Estados-Membros da União Europeia, bem como Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mônaco, Noruega, San Marino, Suíça e Vaticano, Arábia Saudita, Bahrein, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Honduras, Hong Kong, Indonésia, Japão, Kuwait, Nova Zelândia, Catar, Ruanda, Senegal, Taiwan e Vanuatu.
Para os países que compõem a lista laranja, classificados como aqueles onde a circulação do vírus está ativa, as medidas se fazem necessárias. De acordo com o governo, 6 mil profissionais estão atuando nas fronteiras, para verificar os documentos de saúde dos viajantes e assegurar que sejam realizas as medidas de isolamento ou de quarentena, que foram decididas pelas autoridades do país responsáveis pelo controle sanitário na pandemia.
População Vacinada 1ª dose
— Vacinômetro Brasil – Barra de Progresso (@vacinacaoBR) February 15, 2022
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░ 81.51%
População Vacinada 2ª dose ou dose única
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░░░ 71.26%
População Vacinada dose de reforço
▓▓▓▓▓░░░░░░░░░░░░░░░ 26.65%